Dia da Educação Artística | 29 de Outubro de 2010
































A comemoração do Dia da Educação Artística foi proposta pela Comissão Nacional da Unesco a 29 de Outubro de 2007, na sequência da I Conferência Mundial de Educação Artística em 2006 e da Conferência Nacional de Educação Artística em 2007.
Assinalar este dia é lembrar o lugar das artes na educação como contributo fundamental para a formação integral dos indivíduos; a construção de identidades pessoais, sociais e culturais; o desenvolvimento da coesão social e da não-violência, do trabalho em equipa, da criatividade; a melhoria das capacidades de aprendizagem e para a promoção de uma educação de qualidade para todos.
Para assinalar esta data, o Serviço Educativo do Museu de Arte Sacra do Funchal elaborou um programa específico para decorrer entre os dias 29 e 30 de Outubro.

A experiência de contemplação da paisagem representada na arte é diferente da experiência da paisagem ao natural?
Para problematizar esta questão, as actividades propostas no domínio das Artes Visuais, partem de uma observação contextualizada de uma selecção de obras da colecção do Museu de Arte Sacra do Funchal. Estas actividades são posteriormente lançadas no confronto com a actualidade do contexto geográfico onde o museu se insere. Para o debate importa referir os mais recentes acontecimentos na alteração e fragilização da paisagem natural da Ilha, sensibilizando para a preservação, prevenção e recuperação da natureza.
No alinhamento do programa prevê-se ainda a reflexão sobre as obras e o contributo de alguns artistas plásticos contemporâneos na abordagem realizada às várias dimensões da nossa paisagem natural ou os problemas que a ameaçam.

Programa:
DIA 29 DE OUTUBRO (SEXTA FEIRA): Visita orientada + debate.

. Visita à colecção do 1º e 2º andar do MASF para abordagem de alguns tipos de representação da paisagem e os vários papéis que esta desempenha nas obras seleccionadas. Que relações, de proximidade ou distância, existem entre as paisagens representadas na pintura com a paisagem madeirense?
. Subida à torre ‘Avista - Navios’ para observação panorâmica da cidade e do actual estado das serras, a norte.
. Projecção de imagens de obras de alguns artistas plásticos contemporâneos seguida de debate sobre o contributo da arte contemporânea para a reflexão sobre a ecologia e a preservação ambiental.

Duas sessões. Manhã: 10:00h às 12:00h ou Tarde: 14:30h às 16:30h
Destinatários: Aberto ao público em geral mediante inscrição na recepção do museu até dia 28, sujeita a um número máximo de 25 pessoas em cada um dos grupos, por sessão.

DIA 30 DE OUTUBRO (SÁBADO): Visita orientada + Oficina

. Visita às colecção do 1º e 2º andar para abordagem da representação da paisagem em algumas obras seleccionadas.
. Oficina na torre ‘Avista – Navios’: pretende-se a realização de exercícios de criação e expressão plástica subordinados ao tema da paisagem, assente na análise de alguns trabalhos de artistas plásticos contemporâneos e observação directa das serras da cidade do Funchal.

Duas sessões. Manhã: 10:00h às 12:30h ou Tarde: 14:30h às 17:30h
Destinatários: Aberto a alunos do 3º Ciclo e Secundário, mediante inscrição na recepção do museu até dia 28, e sujeito a um limite máximo de 17 pessoas em cada um dos grupos, por sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário