DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO 08 de Dezembro.

Figura 1 - Pormenor  da escultura de Nossa Senhora da Conceição do século XVIII, em exposição na sala 7 do primeiro andar do Museu de Arte Sacra do Funchal.

Comemora-se hoje, dia 08 de Dezembro, a festa da Imaculada Conceição.

As celebrações desta festa remontam ao século XI na Inglaterra e Normandia e há registos de que no século XIII os franciscanos celebravam  festas em sua honra.  Após épocas de grande conturbação religiosa que puseram em causa e concepção imaculada da virgem , o dogma é proclamado pelo  Papa Pio IX a 8 de Dezembro de 1854.

Em Portugal a festa da Imaculada Conceição de Maria é vista como um traço característico do catolicismo português, que firmou raízes na devoção popular do século XVI. Na verdade, Nossa Senhora da Conceição ganhou grande importância no nosso país sendo declarada padroeira de Portugal por D.João IV no século XVII, dando origem ao feriado nacional que hoje se comemora em sua honra.

Quadro 1 - Apresentação de 4 esculturas do Museu de Arte Sacra do Funchal com representações de Nossa Senhora da Conceição desde o início do século XV até o século XVIII.

No campo artístico, as várias representações que começam a aparecer nas igreja portuguesas a partir do século XVI, apresentam a  figura de Maria como a mulher ideal, sem pecado, uma visão ideal da História, que põe a serpente e o dragão, o mal, debaixo dos seus pés […] com as metáforas bíblicas, que projectam sobre ela tudo o que há de belo, os astros, as estrelas, o sol. Ela aparece rodeada, muitas vezes, com estes símbolos que, no fundo, são a beleza da criação. Maria é o cume dessa beleza […] a flor que está no cimo da árvore de jessé […] que se prolongou até Jesus.

No Museu de Arte Sacra do Funchal é possível observar algumas esculturas que representam Nossa Senhora da Conceição (Ver quadro 1). Através da comparação estética e formal destas obras o Serviço Educativo do Museu de Arte Sacra do Funchal propõe, como sugestão posterior ao feriado de hoje, uma visita à colecção do museu.
Sugere-se a exploração das seguintes questões em torno das representações da Senhora da Conceição existentes na colecção:

1 Das representações reproduzidas no quadro 1 e expostas nos diversos andares do MASF, qual a mais antiga? 
2 Que elemento aparece representado em todas as virgens?
3 Que elementos simbólicos e metáforas aparecem representados nestas esculturas?
4 A partir de que século começa a Imaculada Conceição a ser representada sem menino Jesus nos braços ou colo? Porque?
5 À medida que os séculos avançam que diferenças se notam ao nível da representação anatómica da virgem?
6 Que semelhanças e diferenças existem entre a Nossa Senhora da Conceição da figura 1 e da figura 4 ?
7 Qual a origem das oficinas de produção das esculturas? O local terá sido determinante para a configuração estética das obras em análise? E o contexto temporal que lhes deu origem?
8 Que materiais e técnicas foram utilizados?
9 Que relação existe entre o desenho, a pintura e a escultura nas obras apresentadas?
10 De que forma estas quatro esculturas ajudam-nos a perceber as nossas origens e características culturais?

Sem comentários:

Enviar um comentário