Dia 18 de Maio de 2010. Dia Internacional dos Museus. PROGRAMAÇÃO

Figura 1 - Cartaz de 2010, para 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus. 
Museu de Arte Sacra do Funchal.

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido no dia 18 de Maio pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) desde 1977, é uma efeméride anual que visa promover os museus como espaços de cultura, através de actividades diversificadas que lançam questões em torno de um tema aglomerador central, este ano dedicado aos “ Museus e Harmonia Social “ .
Com a exploração temática prevista para este ano nos museus, o ICOM pretende “ reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais e económicos”.
Nesta perspectiva, o tema lançado pressupõe a necessidade de criação de pontes, sinergias, articulações e encontros entre instituições locais de forma a promover as diversidade, as realidades plurais, abrindo para tal lugar ao debate e à reflexão, através de momentos de comunicação e interactividade que possam resultar em enriquecimentos mútuos.

PROGRAMA:

Para assinalar este dia, o Museu de Arte Sacra preparou uma actividade que visa o lançamento de pontes de diálogo, tomando como base a valorização da arquitectura do edifício, concretamente através da Torre Avista Navios, corpo arquitectónico característico do principal edifício barroco onde, desde 1955, está instalado o Museu.

Sendo possível a qualquer visitante o acesso à torre, neste dia, todo o seu espaço será utilizado como metáfora de abertura do Museu ao seu exterior, pela possibilidade de contemplação panorâmica do horizonte e da paisagem.

Numa das salas, apresenta-se um pequena exposição didáctica com duas obras móveis da colecção permanente do museu (uma peça de talha dourada e uma salva de prata), deslocadas especificamente para a torre neste dia, com o objectivo de se explorar o universo plástico e temático do painel de azulejos que se encontra integrado no exterior da torre.
Remetendo ainda para outras obras de afinidade temática e iconográfica existentes noutros museus, apresentar-se-ão algumas impressões fotográficas digitais que remetem o visitante para outras instituições museológicas e património religioso da Ilha, cumprindo-se desta forma o estabelecimentos da parceria entre instituições, que tornaram possível a realização deste encontro.
Neste encadeamento, explora-se a relação entre interior e exterior; entre o património imóvel e móvel e o Museu de Arte Sacra do Funchal e a comunidade local.

Uma outra actividade de carácter educativo, agendada com duas turmas da Escola Secundária Francisco Franco, explorará o binómio passado/ presente.
Através de uma visita orientada à Torre Avista Navios, com uma componente de debate assente numa projecção multimédia, abordar-se-ão alguns processos criativos de artistas plásticos contemporâneos, cujas obras produzidas evidenciam um recurso à arte do passado, através de mecanismos como o da revisitação e da reinterpretação.
Algumas destas referências partem justamente de exposições de arte contemporânea que aconteceram no próprio Museu de Arte Sacra do Funchal, da autoria de artistas como: Ilda David; Graça Pereira de Coutinho; Adriana Molder e Rui Sanches.


Manhã:

10:30h às 11:30h: Visita Guiada às colecções do Museu de Arte Sacra do Funchal. Destaque para algumas peças que foram recentemente alvo de conservação e restauro.
Local: Inclui todos os andares e torre avista navios.
Destinatários: Público em geral.
Inscrição: Feita na recepção do Museu. Limitado a um número máximo de 30 pessoas.

10:30h às 12:00h: Visita orientada + debate.
Local: Torre avista navios.
Destinatários: Agendado com grupo de alunos da Escola Secundária de Francisco Franco, no contexto da disciplina de História da Cultura e das Artes.


Tarde:

14:30h às 15:00h: Visita Guiada ao espaço da torre avista navios em interligação com a exposição educativa organizada para o efeito.
Local: Torre avista navios.
Destinatários: Público em geral.
Inscrição: Feita na recepção e limitada a 30 pessoas.


15:15h às 16:15h: Visita orientada + debate
Local: Torre avista navios.
Destinatários: Agendado com grupo de alunos da Escola Secundária de Francisco Franco, no contexto da disciplina de História da Cultura e das Artes.

Faça aqui download do Programa

____________________________________
Parceiros:
Direcção Regional dos Assuntos Culturais
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Universo de Memórias João Carlos Nunes Abreu

Sem comentários:

Enviar um comentário